Prefeitura de Anastácio-MS

Anastácio, MS - Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014.

Festa da Farinha: com emoção Prefeito Douglas lança oficialmente a sexta edição

Prefeitura | 18/04/2011

A noite da última sexta-feira, 15, em Anastácio, fogos anunciaram o início da contagem regressiva para a grandiosa Festa da Farinha, que este ano chega a sua sexta edição, com atrações de renome na Rua Porto Geral, nos próximos dias 6 e 7 de maio.

Com palavras firmes e um sorriso de alegria o prefeito Douglas Figueiredo lançou oficialmente, na presença da imprensa regional, convidados e autoridades, a sexta edição da Festa da Farinha de Anastácio. O ato solene se deu no Centro de Convenções “Cláudio Valério da Silva”, que na ocasião teve a sua primeira fase inaugurada para este evento.

O prefeito Douglas Figueiredo falou do objetivo principal da Festa da Farinha que é divulgar o potencial turístico e cultural do Município, promover o desenvolvimento regional sustentável e fomentar, além da cultura nordestina, o agronegócio, que tem a mandioca e seus derivados como referência dos pequenos produtores.

“A Festa da Farinha é a nossa maior manifestação cultural e através desse evento podemos agregar valores e fomentar o agronegócio, oportunizando aos pequenos produtores comercializarem seu produto, bem como fazer dos dois dias de festa uma vitrine, ou seja, a festa termina, mas eles podem continuar produzindo e vendendo na região o que mostraram no evento. A Festa da Farinha é um momento ímpar que marca a geração de renda, o desenvolvimento sustentável e a divulgação cultural do nosso Município”, explica o prefeito.

Douglas Figueiredo afirmou que tem orgulho de promover a Festa da Farinha e por meio dela manter vivas as tradições deste povo que formou Anastácio, que trabalha e que contribui intensamente para um progresso digno, fortalecendo a economia local e gerando empregos.

“Hoje é o lançamento oficial da sexta edição da Festa da Farinha de Anastácio, a maior festa temática e popular de Mato Grosso do Sul, com traços culturais legítimos do nosso povo trabalhador”, destacou Douglas.

O lançamento da 6a Festa da Farinha de Anastácio foi uma mostra do que a Prefeitura Municipal de Anastácio por meio das secretarias de Desenvolvimento Sustentável, Cultura e patrocinadores, estão preparando para as duas noites de tradição nordestina em Mato Grosso do Sul. O evento faz parte da programação do aniversário do município de Anastácio, que completa (em oito de maio) 46 anos de emancipação político-administrativa.

Este ano as atrações musicais da Festa da Farinha são a Banda Calcinha Preta, no dia 6 de maio, e o cantor Zé Ramalho, que subirá ao palco no dia 7, sábado, logo após a apresentação inédita dos repentistas Zé Cardoso e Oliveira de Panelas.

Diversas autoridades participaram do lançamento da Festa da Farinha, dentre eles o Deputado Estadual Felipe Orro, que parabenizou o prefeito Douglas Figueiredo pela organização do evento que favorece o desenvolvimento cultural e econômico do município de Anastácio. “Estarei presente na festa, não podemos ficar de fora desse evento que atrai multidões”, garantiu Felipe Orro. Vereadores, secretários municipais, o assessor parlamentar Wilson Ibanhês, representante do Senador Delcídio do Amaral, jornalistas, radialistas e convidados de Anastácio, Aquidauana e região compuseram o seleto público no lançamento oficial da festa, que teve ainda um lauto coquetel com derivados da mandioca e uma tenda com um forno de farinha onde um farinheiro torrou, ao vivo, meio alqueire do produto (60kg de farinha).

A 6a Festa da Farinha é uma realização da Prefeitura de Anastácio com apoio da Câmara Municipal de Anastácio, Governo do Estado de MS, Governo Federal e patrocínio do Grupo NC (Auto Posto Anastácio), Serv Já Promoções & Eventos, Rádios Fm Pan, Fm Pantanal, Difusora e Rádio Independente de Aquidauana.

CORDEL ENCANTADO

Uma atração à parte foi o lançamento do folheto de literatura de cordel “Cordel Encantado da 6ª Festa da Farinha”, de autoria do poeta e escritor Rubenio Marcelo, membro e Secretário-Geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

A literatura de cordel é parte inseparável da cultura nordestina. E para homenagear a Festa da Farinha, Rubenio escreveu em 27 estrofes a saga deste evento, desde a primeira vez, com a sutileza dos maiores cordelistas do Brasil. E durante a solenidade de lançamento no Centro de Convenções, o Secretário José Édson elogiou a obra e a distribuição entre os presentes, como cartão de visita da 6ª Festa da Farinha de Anastácio.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DO LANÇAMENTO DA VI FESTA DA FARINHA

(Fotos: Luiz Carlos)